O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou, nesta sexta-feira, dia 30 de junho, a posse do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Serra da Piedade para o biênio 2017/2019. A solenidade foi realizada no Santuário Nossa Senhora da Piedade – Casa dos Peregrinos Dom Silvério.

O Conselho Gestor possibilitará a expressão das perspectivas, dos interesses, das preocupações e dos valores de uma variedade de grupos e pessoas, proporcionando ao Poder Público melhor entendimento para tomada das decisões administrativas referentes à UC.

Desde 2014, o Ministério Público de Minas Gerais, que possui assento no Conselho, tem atuado junto aos órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos no sentido de buscar a efetivação da Unidade de Conservação. Além disso, através de uma atuação conjunta da Promotoria de Justiça da Comarca de Caeté e da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural, realizou diversas reuniões, ao longo do corrente ano, com  organizações da sociedade civil, representantes do IEF e da Arquidiocese a fim de viabilizar uma solução consensual para as pendências que representam entraves à implementação do Monumento Natural.