Estrutura da Igreja Católica

Arquidiocese: É a província eclesiástica que abrange todas as dioceses de uma região. Quem a governa e a preside é o Arcebispo. Cada arquidiocese possui uma Catedral, local onde se encontra a “cátedra” – cadeira – do Arcebispo.

Diocese: Configura-se pelo conjunto de vicariatos e paróquias, governada pastoralmente pela Cúria Diocesana. É dirigida pelo bispo, por isto também é chamada de Bispado.

Vicariato: Dentro de cada diocese existem um ou mais Vicariatos. Colaboram para o atendimento às exigências da ação evangelizadora em cada grande área geográfica ou ambiental, organizando melhor o trabalho e as relações pastorais. Vicariatos territoriais, por sua vez, são divididos em áreas pastorais menores, designadas pelo Código de Direito Canônico como Foranias, que agrupam algumas paróquias.

Forania: É um grupo determinado de paróquias dentro de um Vicariato.Essa união de diversas paróquias mais próximas territorialmente favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum.

Paróquia: É uma comunidade dentro da Diocese entregue aos cuidados pastorais e administrativos de um presbítero que recebe o título de pároco. Antigamente eram chamadas de “Freguesias”. Além do pároco, pode haver um vigário paroquial (sacerdote que o bispo diocesano nomeia para coadjuvar um pároco no exercício do seu ministério pastoral). Em uma paróquia pode haver também um diácono que trabalha com o pároco e o vigário. A Paróquia sempre tem uma igreja principal, chamada igreja paroquial ou Matriz. Pode ter outras igrejas menores, chamadas de ermidas ou capelas.

Basílica: Igreja de grande porte, privilegiada com relíquias de um ou mais santos.

Catedral: É a Igreja episcopal, cujo dirigente maior é o Bispo. Nas catedrais é que são sepultados os bispos de uma determinada Diocese e esta é a condição para que uma igreja seja designada como tal. A catedral é a principal igreja de uma diocese.

Igreja Paroquial ou Matriz: É um templo católico, normalmente, sede da Paróquia,

Capela: Templo católico que comporta, normalmente, só um altar, caracterizada pela sua modesta estrutura física, onde o padre exerce suas funções, normalmente de forma itinerante, estando subordinada e pertencendo a determinada paróquia. É administrada por uma Paróquia.